sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Convites e alguns esclarecimentos sobre o assunto

Olá, noivinhas!


O post de hoje é para alertá-las de algo bem óbvio, mas que vocês podem não ter pensado: buscar fornecedores fora do estado dos quais moram. Existem diversos itens para casório que dão tranquilamente para comprarmos de pessoas de localidades distintas através de pesquisas aqui na nossa querida internet ou até mesmo de um parente e/ou amigo que mora em outra cidade. Entretanto antes de se jogar nas pedidos, verifique se o frete que será cobrado irá fazer com que o valor final ainda seja vantajoso.

Os meus convites, por exemplo,  eu pensei em fazer em Fortaleza (lugar que eu amo por sinal). Tenho parentes lá e ano passado a minha prima casou e me contou que os convites dela foram BONS, BONITOS E BARATOS. Então, por que, não?

E vamos tirar algumas dúvidas sobre tema?


1) Com quanto tempo de antecedência devo enviar os convites? Posso mandar pelos correios? De acordo com especialistas no assunto, o ideal é enviar com dois meses de antecedência. Para os convidados que moram em outras cidades e precisam programar uma viagem pode ser três meses antes. Para estes, pode-se utilizar os correios para entrega. Para os demais, o ideal é que os noivos entreguem pessoalmente. Se não for possível, os pais podem entregar ou pode ser contratado um serviço de entrega. Além disso, é mais legal que se faça um telefonema para o convidado para que não fique tão impessoal. Jamais e em tempo algum use a internet para chamar alguém.


2) Existe um tamanho ideal para o convite? Devo fazê-lo de acordo com a cor da decoração? Atualmente, existem diversos modelos e eles dependem do gosto pessoal dos noivos, mas os mais usados são o retângulo de tamanho 15x21 cm. Os convites não precisam combinar com a cor da decoração da festa; a não quer que você queira.

3) Fica feio se eu fizer meu próprio convite? Depende. Se você tiver bastante habilidade com trabalhos manuais, ok. Se não for o seu caso, não arrisque. Lembre-se que o convite é para anunciar a cerimônia e recepção e se ele não estiver com uma aparência legal, poderá causar uma má impressão do que está por vir. De todo modo, convites feitos em casa combinam mais com casamentos informais.

4) Abro o convite com os nossos nomes ou com os nomes dos nossos pais? Se os pais estão bancando a festa e, se for a primeira união do casal, os nomes deles devem vir no topo convidando. Casos os noivos sejam financeiramente independentes, os próprios convidam. No caso de segunda união, é mais indicado os noivos convidarem.

5) Devo contratar um calígrafo? O texto do convide deve ser sempre formal e com números por extenso? Contratar um calígrafo é mais adequado e dá um ar de formalidade. Mas se o orçamento estiver apertado, vale imprimir os envelopes com letras bonitas. Mas nunca, peloamordeDeus, cole etiquetas! O texto formal e por extenso ainda é o mais usado e considerado elegante. Porém, se quiserem fazer um texto mais informal, os noivos podem, sim, mas devem ter cuidado para não dar um tom de muito "oba oba" ao evento. Além disso, tudo tem que estar coordenado.

6) Posso colocar citações de livros, músicas ou filmes? Sim. A única coisa que pode acontecer é algum convidado não gostar. O que ainda é mais tradicional é citar uma passagem bíblica.

7) Posso incluir algum desenho ou foto? Sim. Mas igual a citação, pode não agradar.

8) É deselegante anexar convites individuais? O mundo ideal é que as pessoas fossem educadas e não comparecessem para as festas que não foram convidadas (ficadica). Mas não há problema nenhum reforçar com o convite individual.

9) Fica feio anexar cartãozinho de lista de presentes? Há controvérsias. Existem aqueles mais conservadores que defendem que a escolha de onde comprar os presentes deve ser dos convidados e não uma indicação dos noivos. Mas há os que acham que a lista de presentes é algo muito comum nos dias de hoje e facilitam a vida de ambos. Se os noivas ficarem em dúvida, façam a lista de presente, mas não coloquem o cartão no convite. Informem apenas quando o convidado perguntar.

10) Pode pedir RSVP no convite? Sim. O serviço de confirmação de presença (RSVP é sigla para Répondez S'il Vous Plaît, expressão francesa que significa algo como “responda por favor”) é interessante para o casal ter noção da quantidade de convidados que comparecerão. O prazo ideal para a confirmação é um pouco antes da data que o buffet pede para confirmar o número final de convidados.

11) Pode entregar apenas um convite para casais de namorados ou precisa de um para cada? A regra é um convite por endereço. Porém, para facilitar, não fica chato fazer um único convite para casais de namorados.
12) Ao convidar pessoas solteiras, deve-se incluir um acompanhante? Como comunicar isso? Se a pessoa conhecer alguns outros convidados que estarão na festa, não há problema. Caso contrário, tenha em mente que talvez a pessoa não se sinta bem sozinha no ambiente e pode até mesmo deixar de comparecer ao evento. Se quiser convidar um acompanhante para ela, a melhor maneira é falar ao vivo ou pelo telefone, para que a pessoa se sinta à vontade de chamar alguém.
13) Posso convidar um amigo sem chamar os pais deste? Sim. Se você não possui intimidade com os pais, não fica feio. Lembre-se que o casamento é uma festa íntima e você não deve chamar ninguém por obrigação.

É isso, minha gente! Escrevi bastante, mas se tiverem mais alguma questão, podem enviar.


Beijos e até mais! *.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.