segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cota para a lua de mel x presentes

Apesar de a maioria dos casais ainda optarem por morar juntos só após o casamento, sabemos que há muitos deles que já vivem sozinhos ou acompanhados de seus pares antes de registrarem a união em cartório e fazer aquela celebração com os amigos. Esses últimos, normalmente, já possuem uma casa montada e quase sempre não têm mais o que pedir de presente para o lar doce lar. Então, o que eles fazem? Pedem cotas para a lua de mel! Afinal, quem não ama viajar?

Como funciona a cota para a lua de mel? Os noivos escolhem hospedagem, passeios, restaurantes e outras atividades de acordo com o local onde pretendem passar a lua de mel. Exemplo: se o nosso sonho é passar a lua de mel na França, algum convidado pode arcar com o custo de um jantar na Torre Eiffel para nós. Entretanto, é notório que esta prática (tão comum no exterior) ainda encontra uma certa resistência por parte dos convidados brasileiros.

Já ouvi pessoas dizerem o seguinte: “Se querem viajar, não vai ser com o meu dinheiro”. Gente, não consigo entender isso! O casal não está pedindo para os convidados PAGAREM a lua de mel, mas pedindo um presente como qualquer outro. A pessoa não daria um presente para o casal que o prestigiou com o convite? Então, porque não dar o que realmente eles querem? Porque não bancar aquele tão desejado mergulho em Fernando de Noronha ao invés de dar mais um aparelho de jantar que ficará encostado na casa deles, já que eles não estão precisando disso?

Uma noiva conhecida disse que o irmão casou e ganhou dos padrinhos geladeira, fogão, máquina de lavar e TV. Porém, ela optou por cotas e, se juntar todas que ganhou dos padrinhos dela, não dá para comprar nenhum desses eletrodomésticos citados. E ela só recebeu porque ressaltou que, realmente, não fazia questão de coisas para o apartamento deles e que gostariam mesmo era poder dar um upgrade na viagem.

Existem aqueles que defendem que as pessoas ainda gostam presentear com objetos para a residência porque acham legal visitar os noivos e verem/utilizarem algo que foi dado no casamento. Tipo, a pessoa vai à casa dos noivos e toma café feito na cafeteira que ele deu. Porém, os tempos mudaram e a grande maioria sabe que os noivos fazem uma lista de presente bonitinha na loja XYZ, mas que acabam trocando por outro produto ou juntam todos os créditos e escolhem um só item de valor maior. Então, acho que não é desculpa para não aderir às cotas.

Eu, particularmente, quando vou presentear alguém é com o intuito de fazê-la feliz e satisfeita com o que vou dar. Então, pouco importa se é com uma batedeira ou com um jantar. O que importa mesmo é que ela goste do que ganhou. Portanto, acredito que os brasileiros devem passar a encarar a cota da lua de mel de outra forma. Vocês não estão dando dinheiro por dar, vocês estão presenteado de uma outra forma menos convencional (ainda). Inclusive, já soube de casais que tiraram fotos na lua de mel referente ao que pediram na lista de cotas e enviaram a imagem para o convidado que os contemplou com uma mensagem de agradecimento. Olha que legal!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.